15 de julho de 2013

Macarons sweet heart


Esta é minha segunda tentativa com macarons...são muito melindrosos. As condições têm de ser seguidas sem o mínimo desvio. Impossível para mim.



Falho logo na amêndoa moída, sendo comprada ou moída e mais que moída em casa, não passa nem metade na peneira! Quando devia ser toda peneirada, grãos bem finos, para conseguir um aspecto liso. Se alguém souber como ter amêndoa moída bem fina como o açúcar que me diga sff.

Temperatura do forno. Esquece. O meu forno é a gás sem ventilação, não consigo controlar a temperatura que tem de ser bastante baixa.

Desta maneira obtenho uns macarons toscos e não muito apelativos. Se são bons? Muito bons! Mas feios.



Fiz estes macarons para uma ocasião especial (dicas nas fotos para os curiosos), para o meu guloso que dizia que não os apreciava, mas como já vos disse que aos feios se sobrepões os bons. E como bons que são foram devorados gulosamente!



Ingredientes (+/- 15):
3 claras - eu usei claras congeladas que deixei ficarem até à temperatura ambiente
25g açúcar granulado
200g açúcar em pó
125g amêndoa picada
corante alimentar

recheio (sobrou ainda bastante):
2 gemas
50g açúcar granulado
3 gotas extrato de baunilha
1 c. sopa de farinha
200ml de leite
corante alimentar

Preparação:

1. Bata as claras em castelo e acrescente o açúcar granulado. Misture o açúcar em pó a as amêndoas picadas até obter um pó fino. Peneire duas vezes e deite no merengue, juntamente com o corante. Envolva a mistura até a massa escorrer da espátula num fio. Experimente a consistência num prato, deve ficar um montinho arredondado e não pontiagudo;

2. Utilize um tabuleiro para macarons ou desenhe círculos de 3 cm de diâmetro em papel vegetal. Com um saco de pasteleiro com bico redondo liso, preencha os círculos com o merengue. Deixe repousar em local seco cerca de 30 minutos. Os macarons deverão formar uma película que ao tocar não pegue nos dedos. Aqueça o forno a 140-150ºC. Deixe cozer 10 minutos até ficarem firmes e brilhantes. Deixe arrefecer e retire-os do tabuleiro. Prepare duas fornadas;

3. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme espesso e claro. Peneire a farinha. Aqueça o leite e junte à mistura de ovos. Mexa, acrescente o corante e despeje o creme na caçarola. Deixe levantar fervura a mexa até colar. Tape e deixe arrefecer. Mexa-o antes de utilizar. Para rechear, pegue numa "concha" de macaron e utilize uma pequena espátula para colocar o creme. termine o macaron colocando outra "concha" por cima;

4. Para decorar, pegue num pincel muito fininho e molhe a ponta em corante e desenhe pequenos corações.

Deliciem-se!

Fonte: fascículo nº1 delícias no forno

Nota: a minha receita de smoothie com bagas de Goji, foi seleccionado num passatempo de receitas saudáveis. Cliquem aqui e votem na barra lateral direita desse blogue em As receitas da minha cozinha.

9 comentários:

  1. Também nunca tentei por causa disso, são mesmo melindrosos e é preciso ser muito perfecionista, algo que não sou.

    Mesmo assim, ficaram com excelente apecto e adorei a cor :)

    ______________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  2. Boa noite! Eu já fiz 3 vezes e felizmente não tive problemas com eles. Embora tenha visto em vários sítios que dizem o mesmo.
    Para peneirar a amêndoa com o açúcar junto ambos (e sim, compro já moida) e vou peneirando com a ajuda de uma colher vou espalhando até que a maior parte (porque fica sempre um pouco por peneirar)esta para mim é a parte mais seca, passo um bom bocado a fazê-lo, mas vendo tv passa-se bem.
    Quanto ao forno o meu também é dos antigos (ligo com fósforos e escolher temperaturas nem pensar!), mas o que é certo é que eles cozem sempre à mesma temperatura e até ficam direitinhos!
    A receita retirei do coco e baunilha, deixo os links para que possas ver:

    1- http://sudelicia.blogspot.pt/2013/04/it-macarons.html
    2- http://sudelicia.blogspot.pt/2013/05/macarons-com-creme-custard.html
    3- http://sudelicia.blogspot.pt/2013/06/macarons-de-creme-de-ovo-e-umas-ferias.html

    Espero ter ajudado!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,

      A primeira vez que fiz (no Natal passado), foi precisamente uma receita do blogue coco e baunilha que segui, mas racharam todos :/ Eu também calco na peneira o amêndoa moída, só se a minha tem a malha muito fina! Não sei. Ok, já sei que não posso culpar o meu forno :)

      Eliminar
    2. Então digo isto: não se desiste que eles vão acabar por ficar perfeitos! Esses já ficaram bem giros ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. 9 anos de amor...será? :p

    Olha eu cá axei lindos assim para o diferente! :D

    Eu opto por comprar amêndoa já moída e não peneirar. Quando peneiro ficam sem pé, vá-se lá compreender!

    ResponderEliminar
  4. Filipa sabes o que acho? Nem sempre é preciso que as fotos sejam um mimo para percebermos o quanto é óptimo de sabor! E tenho a certeza que sao! Nao desanimes e volta a tentar! Supera-te diariamente! Boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Acho que nem estão tão maus assim!!
    Continua a tentar que vais chegar lá. :)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar