18 de julho de 2013

Bolo de ananás


Esta semana é a semana da azáfama! Fazer bolachas, decorar bolachas, fazer mais bolachas e decorar mais bolachas, fazer bolo para o pai que faz anos hoje e decorá-lo, fazer vários bolos amanhã e decoração no sábado, aliado a ensaios, ensaio geral e espetáculo no sábado à noite no teatro José Lúcio da Silva em Leiria, apareçam por lá ;)


Este bolo fiz há alguns dias atrás. Este fim de semana vou fazer um bolo de baptizado (responsabilidade!!) e o que me lembrei de fazer? 3 andares. Claro, já não estou nervosa o suficiente e ainda por cima a cliente (quem tem sido impecável comigo), gosta muito de bolo de ananás e foi ela que me deu a receita. E eu experimentei-a para ver como ficava a consistência, o que rendia em forma redonda, etc e tal...


Ainda por cima o bolo não saíu como o previsto, dentro do próprio forno baixou e ficou com uma altura miserável, penso que seja por a massa ser mais densa que a costumo usar e a forma estar demasiado cheia, vou ter de repartir a receita por várias vezes, vai-me dar o dobro, o triplo do trabalho, maia vai valer a pena.


O bolo é simplesmente maravilhoso, sim, maravilhoso, uma massa fofa, húmida, densa com um recheio bem docinho com pedaços de ananás. A receita é do blogue testado, provado e aprovado.
Façam figas para os bolos saírem-me bem, vou ter de fazer uns quantos e depois convém que fiquem todos direitinhos, uns por cima dos outros!

Ingredientes (podem dobrar a receita para utilizarem num tabuleiro maior rectangular):



Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC;

2. Aqueça a calda com a manteiga, até esta derreter;

3. Bata o açúcar com as gemas. Bata as claras em castelo. Peneire a farinha e o fermento e adicione ao açúcar e às gemas;

4. Adicione a calda e a manteiga e bata;

5. Incorpore as claras em castelo à massa;

6. Coloque no forno cerca de 40 minutos ou até estar cozido;

7. Para o recheio, leve todos os ingredientes ao lume (menos o ananás) e deixe engrossar, mexendo sempre. Retire do fogo e junte o ananás em pedaços.

Deliciem-se!!

Fonte: blogue: Testado, provado e aprovado

Nota: Sigam-me via Instagram que durante o dia vou lá pondo fotos de coisas/receitas que estou a fazer no momento, sempre dá para aguçar a curiosidade :) Têm o botão aí por baixo dos comentários.

8 comentários:

  1. Que bolo lindo! Fiquei literalmente a babar para o ecrã!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. deve ser delicioso este bolinho, e com ananás que eu tanto gosto, uma tentação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bolo tão lindo e deve ter ficado uma delicia é uma autentica tentação:)

    ResponderEliminar
  4. Nao ha duvida que fica lindo.... Que coisa boa!

    ResponderEliminar
  5. Olá Filipa,
    esse bolo ficou com um aspecto super apetitoso e fresquinho!

    ResponderEliminar
  6. Figas feitas. :)
    E este bolo tem um aspecto... Húmido, bem delicioso!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Olá! Tudo sabias que eu ia ler isto, não foi? Por isso disseste que eu fui "impecável" contigo! ;)
    Estava muito bom e todos gostaram! Não sobrou nadinha...Apenas a base e o boneco e era por que não era comestível!!! ;)
    Muito Obrigada!
    Ah! E as bolachinhas também estavam uma delicia( das duas maneiras: de visual e de sabor!)
    Beijocas e mais uma vez muito obrigada!

    ResponderEliminar