8 de fevereiro de 2013

Os meus anos #3 - "Trifle" de café e chocolate


Continuando esta saga dos meus anos, aqui fica mais um doce. Desta vez um doce de colher, num aniversário facilmente  os convidados vão logo aos doces de colher. Mais uma vez percorri a minha lista de receitas para este tipo de doces. Muitos ficaram logo de lado, quer pela complexidade, ou por algum tipo de ingrediente mais difícil de encontrar ou fora da época como os morangos.


Ainda ponderei numa mousse de chocolate. Uma vez que nunca fiz nenhuma. Pasmem-se!! Mas depois vi esta, uma receita guardada há muito, pela simplicidade. Uma receita do blogue As minhas receitas, o primeiro que ia seguindo sem ser propriamente seguidora.

Confesso que não é das minhas favoritas, mas o meu pai gostou imenso porque realmente o chocolate grosseiramente picado envolto no creme confere-lhe uma textura especial e agradável de saborear.

Ingredientes:
2 ovos
250ml de leite
1 c. de sopa de amido de milho
75g de açúcar
200ml de natas
2 c. de sopa de licor de Baileys
100g de chocolate de leite
2 cafés expresso
100g de palitos La Reine
chocolate em pó para polvilhar

Preparação:

1. Misture bem os ovos, o amido de milho desfeito no leite, o açúcar e um café expresso retirado da máquina;

2. Coloque num tachinho em lume brando e mexa até engrossar. Retire e deixe arrefecer. Misture-lhe o licor;

3. Bata as natas e misture-as no creme de café. Pique o chocolate grosseiramente e envolva na mistura;

4. No fundo de uma taça disponha os palitos La Reina e verta sobre eles o outro café. Por cima, coloque o creme de café e leve ao frigorífico;

5. Antes de servir, polvilhe com chocolate em pó.

Deliciem-se!

Fonte: Blog "As minhas receitas"


4 comentários: