3 de novembro de 2012

Bolo Jardim Japonês


Mais um bolo oferecido a uma amiga, junta-se o útil ao agradável. É o meu presente e aproveito para praticar (embora o S. diz que estes presentes são muito caros e que não pode ser!!)

Esta amiga, foi ela que escolheu o tema, foi muito "opiniosa" e nem queiram saber do monte de coisas que ela queria!!


Foi o cabo dos trabalhos, não lhe fiz (nem podia) as vontades todas, mas o essencial está lá! Se é para eu fazer bolos, então que tenham pés e cabeça e nada de muita confusão. Como gosto de um visual mais clean nos bolos, optei por não finalizar as bases destes e não colocar mais nada, nem ervinhas, nem florzinhas para não estorvar os elementos principais!


O bolo de baixo é feito numa forma de 30x20 cm, a massa é bolo vitória (no fim coloco a receita e notas) recheado com creme e massa folhada. A cor tinha de ser um púrpura (a pedido da d*i*a da minha amiga), isto é um misto entre rosa e roxo, acabou por ficar um pouco mais para o roxo, pois a pasta rosa era menor.

Os bolos de cima são de chocolate recheados com creme de coco em formas de 12 cm.


A ponte foi feita com pasta de pastilhagem (pasta que endurece rapidamente), colada com glacé e pintada com corante vermelho sobre castanho. Para fazer a ponte tive uma grande ajuda duma formadora fenomenal, autora do blogue açúcar chocolate.

O candeeiro de pedra foi totalmente modelado à mão.


O efeito de água foi feito com gel de brilho.


As pedras laterais foram colocadas com palito.


A bonequinha foi inspirada numa que vi na net, modelada à mão. Note-se que o leque tem fio de ouro a toda a volta :) (feito com corante em pó).


Agora vou dizer-vos como fiz a árvore e as flores que ornamentam as palavras japonesas que significa parabéns.




Para a árvore modelei o tronco, atravessei um pau de espetada e coloquei uma bola de pasta para poder colocar os ramos caídos (tipo a árvore chorão) e com um cortador cortei "milhentas" flores e colei uma a uma ufa!!


Para fazer estas flores, tenho quase certeza que tinha as fotos dos vários passos, mas não estou a encontrar. Recortam vários círculos pequenos azuis e fazem o mesmo com a pasta preta, mas com um diâmetro menor. Os círculos pretos recortei com uma palha. Colocam os círculos pretos sobre os azuis e passam uma vez com o rolo para se fundirem. Depois é só posicionarem os vários círculos como mostra a imagem, colam-nos com cola alimentar e já está!! :)

Bolo Vitória:

É um bolo tipo pão de ló mas mais denso, ideal para a decoração de bolos. É um bolo clássico, com uma técnica ideal e é delicioso.

Este bolo é feito com as mesmas quantidades de todos os ingredientes. Admitindo que um ovo pesa cerca de 50g e que eu queria uma quantidade grande, eu utilizei 10 ovos (50g *10 ovos = 500g).

Então:

Ingredeintes:
10 ovos
500g de açúcar
500g de manteiga (aqui reduzi um pouco)
500g de farinha autolevedante

Preparação:

1. Bata o açúcar com a manteiga à temperatura ambiente até ficar com uma mistura esbranquiçada;

2. Numa velocidade mais baixa, bata os ovos, um a um e depois a farinha;

3. Coza em forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 1h.

Esperam que tenham gostado de uma das minhas Master Pieces :) (entretanto já fiz outro bolo que também foi um desafio e ficou lindo!!)


3 comentários:

  1. Esta amiga, foi bem exigente. :D
    Mas cumpriste o desafio, na perfeição... Todos os detalhes... O bolo ficou perfeito!!
    Continua. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Bem...e que presente!!

    O bolo ficou mesmo lindo, adorei todos os pequenos pormenores :) Parabéns!

    ResponderEliminar
  3. Eu adorei! Ficou lindo e deve ter dado mesmo um enorme trabalhão!
    Mas valeu bem a pena.
    Muitos Parabéns.
    Bjs

    ResponderEliminar