28 de maio de 2012

Ervas aromáticas no meu jardim (2)

Continuando a falar um pouquinho das ervas aromáticas que dão sabor e vida aos pratos, já existem novas plantinhas por cá e há outras que já deram flor.

Estragão


Bastante utilizado na cozinha francesa, um sabor forte mas súbtil. As folhas podem ser utilizadas frescas ou secas. Fica bem em saladas, molhos, ovos.

Manjericão


Muito perfumado, saboroso. Quanto mais jovens forem as suas folhas, mais condimentados são. O prato mais conhecido no seu uso, é a salada de tomate com queijo mozarela. É muito utilizado na cozinha italiana, devendo a sua adição ser feita mesmo no final do prato se optar por erva fresca. É uma planta que gosta bastante de sol e água..

Alfazema/Lavanda


Muito conhecida na área da cosmética e perfumes. Propriedades relaxantes do sistema nervoso. Está a ser cada vez mais utilizada em pastelaria, para aromatizar um bolo, chocolate. Já tenho aí umas receitinhas para experimentar. É uma planta que precisa de um espaço ligeiramente amplo para se desenvolver, terá de ser retirada do vaso. Gosta de sol, não precisa de muita água.

Salva


As suas folhas são aveludadas e fazem uma óptima decoração de pratos. Muito utilizada na Alemanha em tempero de carnes. Necessita de muito sol e pouca água.

Tomilho e cebolinho em flor (já falei deles aqui )




1 comentário: