15 de abril de 2012

Bolo bailarina dourada

Então aqui fica o segundo bolo para a mesma aniversariante que teve o bolo da coroa. Este foi o meu pai que me pediu para fazer para oferecer como presente. Penso que optaram por colocá-lo na mesa de festa em casa.
No princípio não era para fazer nenhuma espécie de boneco...seria um bolo de dois andares simples e elegante... mas como os miúdos gostam é da bonecada e ela anda no ballet, lá andei eu horas e horas a pesquisar bailarinas! E não é que ficou bem gira e super engraçada?


Para o bolo de baixo, fiz também o bolo de chocolate, dose e meia, recheado com doce de leite (podem ver aqui) e para o de cima fiz um bolo de laranja, que nunca tinha feito. Optei por uma receita da leonor de sousa bastos, assim tinha a certeza que ficaria delicioso!

Receita para o bolo de laranja:
1 iogurte natural
120g de azeite
180g de farinha
1 colher de chá de fermento
180g + 60g de açúcar
2 ovos separados
sumo e raspa de laranja

Preparação:

1. Pré-aqueça o forno a 180ºC e untar a forma. A quantidade apresentada é para uma forma rectangular de 28x24 cm, eu para a minha forma circular de 18 cm, cortei 1.5 na quantidade dos ingredientes, mas penso que poderia ter feito no total, pois o bolo nem cresceu muito;

2. Misture o azeite, o iogurte, as gemas, o sumo e a raspa de laranja, a farinha e os 180g de açúcar, até que esteja um preparado homogéneo;

3. Bata as claras em castelo e adicione o restante açúcar até que obtenha uma consistência bem firme;

4. Envolva as claras em castelo muito cuidadosamente com a colher de pau ou uma espátula;

5. Verta a massa na forma e deixe cozer durante 30 minutos ou até que um palito saia seco. Desenforme quando estiver frio.


Foi muito divertido fazer o bolo, sobretudo a bailarina, a minha mãe acompanhou o processo, e ela que nem gosta de pastelaria, ajudou a fazer pequenas coisas, como por exemplo o cabelo. Ela só conseguia fazer fios de cabelo bastante compridos, por isso coloquei-os atrás e a bailarina ficou com um cabelo estrondoso :)
Ah, o lacinho no cabelo da bailarina também foi autoria da minha mãe :)


Confesso que o mais simples que o bolo tinha, que são os fios circulares à volta do bolo, também não se mostraram serem tão simples de executar...têm de ser bastantes compridos, ficarem redondinhos e não se partirem... (pois, pois).

Mas no final, todo o conjunto ficou amoroso, espero que a Lea tenha gostado, eu e toda a gente cá em casa ficámos muito contentes com o resultado e agora, cada vez que revejo os bolos decorados de outras pessoas que aparentemente parecem simples...a verdade é que não o são, pelo menos para mim. Dou muito mais valor às pessoas que o fazem e os preços são mais que justos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário